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http://hdl.handle.net/11422/18058
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Viragem de vagões de pellet feed de minério de ferro: dispositivo de ensaio e modelagem |
Other Titles: | Car dumping of iron ore pellet feet: testing device and mathematical modelling |
Author(s)/Inventor(s): | Cosentino, Pietro Giuseppe De Seta |
Advisor: | Carvalho, Rodrigo Magalhães de |
Abstract: | A adesão causa diversas falhas e perdas no processo de transporte de materiais de granulometria fina. Devido as características hidrofílicas destes materiais, nota-se um aumento na adesão em função do seu teor de umidade. O objetivo do presente trabalho é representar este efeito da umidade no material particulado em escala laboratorial e simular o fenômeno numericamente, utilizando a modelagem do DEM acoplada ao modelo de contato coesivo JKR. Para tal, os modelos físico e numérico foram baseados na geometria e parâmetros do processo industrial de viragem de vagão, pois este sofre diretamente com a adesão dos particulados, gerando perdas financeiras devido a danos ao equipamento e perdas de material. Foi desenvolvido o equipamento de viragem laboratorial (EVL), onde foi testado o comportamento adesivo do pellet feed de minério de ferro para diversos teores de umidade. O modelo computacional utilizou os parâmetros e geometria dos testes físicos a fim de observar como a massa aderida varia em função da energia de superfície. Ao final foi possível traçar uma correlação numérica entre os resultados, relacionando a energia de superfície do modelo numérico com a umidade do pellet feed. |
Keywords: | Virador de vagões pellet feed DEM JKR elementos discretos modelo Numérico coesão |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA |
Production unit: | Escola Politécnica |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Sep-2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia Metalúrgica |
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