Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18112
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Gerenciamento de sistemas de distribuição de hidrogênio em refinarias de petróleo
Author(s)/Inventor(s): Borges, Joana Lopes
Advisor: Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Co-advisor: Mirre, Reinaldo Coelho
Abstract: Atualmente, a preservação do meio ambiente é essencial nas preocupações do setor produtivo. Novas legislações têm forçado as refinarias a realizar grandes investimentos, principalmente na busca de combustíveis com menores teores de enxofre e queima mais limpa. As tendências de desenvolvimento da indústria de petróleo apontam para um aumento da demanda de hidrogênio como utilidade nos processos de refino. No entanto, a produção in situ de hidrogênio, além de acarretar alta emissão de compostos nocivos ao meio ambiente, vem sendo reduzida devido a novas orientações de produção. Tais considerações prescrevem a necessidade por uma melhoria efetiva do gerenciamento do hidrogênio, de forma que sejam possíveis a minimização de futura necessidade do gás, redução de despesas para alcançar a especificação dos produtos ou exigência ambiental, e redução do custo de utilidades. Apesar disso, não existem propostas sistematizadas para tal finalidade. O objetivo deste trabalho é apresentar um procedimento sistemático para o gerenciamento de sistemas de distribuição de hidrogênio em uma planta de refino de petróleo, permitindo identificar gargalos tecnológicos e propor a melhor opção para a otimização da planta, através de ações que visem à maximização de seu reúso. Através de estudos de caso constata-se a importância da alocação de purificadores em uma rede próxima da otimização na redução de impactos ambientais, sem implicar aumento de custos operacionais. Outrossim, observa-se que apenas uma avaliação econômica não é suficiente para a realização de uma proposta de investimento da refinaria, sendo necessária a inclusão parâmetros ambientais na análise.
Keywords: Refinaria
Petróleo
Hidrogênio
Sistemas de distribuição
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2007
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BORGES, Joana Lopes. Gerenciamento de sistemas de distribuição de hidrogênio em refinarias de petróleo. 2007. 130 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JLBorges.pdf906.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.