Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18144
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo
Author(s)/Inventor(s): Guimarães, Sylas Campos
Advisor: Melo, Mônica Visconti de
Abstract: O esporte é capaz de gerar sentimentos que levam os torcedores a acompanhar e torcer pelo clube escolhido por eles. Dentre as diversas modalidades esportivas, o futebol e seus eventos desportivos deixaram de ser ligados, primordialmente, ao entretenimento e viraram negócio, assim como grande parte de suas ações são feitas com motivo de comércio ou transferência de algum tipo de recurso. No entanto, este alcance pode ser muito mais amplo e eficaz para as partes envolvidas se for gerenciado de forma a conseguir a fidelização dos torcedores. Nessa nova era, o marketing acaba tendo uma função deveras importante, principalmente o esportivo, um de seus segmentos. O trabalho tem como objetivo investigar os anseios dos torcedores de times de futebol e como essa investigação pode contribuir para o progresso do Programa Sócio Torcedor implementado por esses clubes, verificando o que é essencial investir no seu crescimento e aperfeiçoamento. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa com torcedores do Clube de Regatas do Flamengo. A pesquisa buscou verificar o grau de satisfação de torcedores, sócios ou não, e analisar se as estratégias de marketing utilizadas pelo clube colaboram na valorização de sua marca, fazendo com que o mesmo seja reconhecido no mercado esportivo e atraia novos sócios ou mantenha os já filiados considerando a fase de crise ainda vivida pela pandemia da COVID 19.
Keywords: Torcedor
Futebol
Clube de Regatas do Flamengo
Marketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GUIMARÃES, Sylas Campos. Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SCGuimarães.pdf656.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.