Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18206
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A construção de espaços híbridos no ensino-aprendizagem remoto de língua inglesa como língua adicional
Author(s)/Inventor(s): Souza, Laura Águia de
Advisor: Tanzi Neto, Adolfo
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de aula de inglês como língua adicional a partir de um ensino híbrido que promova verdadeiramente uma mudança de paradigmas quanto às aulas “tradicionais”. Através da reconceitualização do conceito de “hibrido” no contexto educacional atual, que vai muito além da alternância entre momentos presenciais e online, síncronos e assíncronos, propôs-se a criação de comunidades de aprendizagem na sala de aula remota como uma possibilidade da construção de espaços mais horizontais e democráticos de ensino-aprendizagem, com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICS) como ferramentas desse processo. Além disso, com comunidades criadas, buscou-se a formação de zonas de desenvolvimento proximal (ZDP), que na teoria sociocultural de Vygotsky, é o espaço em que o desenvolvimento se dá de forma colaborativa, por meio das trocas e interações, que por sua vez são os principais responsáveis pelo desenvolvimento humano e consequentemente, pelos processos de ensino-aprendizado. Destaca-se ainda, importância de uma pedagogia sociointeracional crítica e engajada, que estimule a agência dos estudantes nesses espaços para que eles e elas se engajem localmente e globalmente na construção de uma sociedade mais igualitária e justa.
Keywords: Ensino híbrido
Aprendizagem
Língua inglesa
Ensino remoto
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LASouza.pdf351 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.