Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18261
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Assistência estudantil e formação de professores: tensões emergentes num curso noturno de química
Author(s)/Inventor(s): Coffone, Douglas da Rocha
Advisor: Araujo Neto, Waldmir Nascimento
Abstract: A partir da vivência acadêmica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no curso de Licenciatura em Química, o ensaio apresenta teor de análise e crítico é alicerçado no referencial teórico de Boaventura dos Santos. Denotou-se as abissalidades encontradas na vivência, as negações e invisibilizações e radicais produzidas e estimuladas. O recorte do texto foi a assistência estudantil e sua efetividade e existências colocadas em cheque na avaliação da referida vivência citada e a partir do referencial teórico estabelecido. Seguidamente, propôs-se intervenções para que os conceitos e posicionamentos coletivos propostos por Boaventura fossem possíveis dentro do contexto da Licenciatura apresentado: construção e contribuição para um movimento contra hegemônico, a construção de uma ecologia de saberes e a dimensão de visão de mundo da hermenêutica diatópica, além do desenvolvimento de um cosmopolitismo subalterno. Tais conceitos foram apresentados e interpretados para as realidades de abissalidades e negação encontrados: coletivos racializados, LGBTQIAP+, pobres, trabalhadores e mulheres.
Keywords: Assistência estudandil
Ensino de química
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Douglas da Rocha Coffone.pdf411.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.