Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18261
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Assistência estudantil e formação de professores: tensões emergentes num curso noturno de química |
Author(s)/Inventor(s): | Coffone, Douglas da Rocha |
Advisor: | Araujo Neto, Waldmir Nascimento |
Abstract: | A partir da vivência acadêmica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no curso de Licenciatura em Química, o ensaio apresenta teor de análise e crítico é alicerçado no referencial teórico de Boaventura dos Santos. Denotou-se as abissalidades encontradas na vivência, as negações e invisibilizações e radicais produzidas e estimuladas. O recorte do texto foi a assistência estudantil e sua efetividade e existências colocadas em cheque na avaliação da referida vivência citada e a partir do referencial teórico estabelecido. Seguidamente, propôs-se intervenções para que os conceitos e posicionamentos coletivos propostos por Boaventura fossem possíveis dentro do contexto da Licenciatura apresentado: construção e contribuição para um movimento contra hegemônico, a construção de uma ecologia de saberes e a dimensão de visão de mundo da hermenêutica diatópica, além do desenvolvimento de um cosmopolitismo subalterno. Tais conceitos foram apresentados e interpretados para as realidades de abissalidades e negação encontrados: coletivos racializados, LGBTQIAP+, pobres, trabalhadores e mulheres. |
Keywords: | Assistência estudandil Ensino de química |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Douglas da Rocha Coffone.pdf | 411.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.