Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1832
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os impactos das mudanças regulatórias de E&P em águas profundas: uma análise sobre a estrutura de custos NOUPSTREAM
Autor(es)/Inventor(es): Consoli, Helder Seabra
Orientador: Almeida, Edmar Luiz Fagundes de
Resumo: O crescimento da indústria de exploração do petróleo introduz a necessidade de observar um processo de sofisticação tecnológica e institucional para atender as demandas verificadas tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista ambiental. O avanço para a exploração em águas profundas e ultra-profundas apontam para que novas mudanças ocorram nas regiões onde tais atividades apresentam uma trajetória de crescimento. Deste modo, o objetivo deste trabalho é verificar a evolução dos custos de E&P em águas profundas, tendo em vista as mudanças institucionais referentes à proteção ao meio ambiente. Ou seja, considerando que as modificações regulatórias propostas após o acidente verificado no Golfo do México sejam efetivamente implementadas e que os requisitos e procedimentos de exploração de petróleo, desenvolvimento e operação de campos de produção se tornem mais rigorosos, o trabalho pretende comprovar a hipótese de que estas mudanças afetem significativamente nos custos de exploração em águas profundas.
Palavras-chave: Custo de operações (Exploração)
Indústria petrolífera
Offshore
Águas profundas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1832
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HSConsoli.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.