Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18444
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estrutura populacional do siri-candeia Achelous spinimanus (Latreille, 1819), na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, em um período de oito anos (2011 - 2018)
Author(s)/Inventor(s): Sales, Juan Jorge Gomes de
Advisor: Lavrado, Helena Passeri
Abstract: Conhecido como siri-candeia, o crustáceo Achelous spinimanus(Latreille, 1819) é um dos decápodes pertencente à família Portunidae. Comumente é encontrado em locais com sedimentos mais grossos, a partir da zona entre-marés até 90 metros de profundidade, ao longo do oceano Atlântico Ocidental, indo de Nova Jersey (EUA) ao Rio Grande do Sul, no Brasil. Na costa fluminense, esta espécie também é encontrada na Baía de Guanabara (BG), a qual é um dos sistemas estuarinos mais importantes do estado do Rio de Janeiro e área do presente estudo. O principal objetivo foi acompanhar as variações temporais da população de A. spinimanus, na baía ao longo de oito anos, em relação à estrutura de tamanho, razão sexual e recrutamento desta espécie e relacionar essas variações com os principais fatores abióticos (temperatura, salinidade e pluviosidade). Arrastos mensais foram realizados em dois locais da Baía de Guanabara, no Canal Central (CC) e no Fundão (FUN), de janeiro de 2011 até dezembro de 2018. Em cada uma dessas áreas, foram realizados três arrastos, com duração de 30 minutos cada. Os indivíduos foram sexados, medidos (largura de carapaça) e pesados. Ambientalmente, os dois locais se apresentaram diferentes entre si. Foram coletados 4642 indivíduos, sendo 3486 no CC e 1156 no FUN. O CC, local mais profundo (~24m), apresentou maiores salinidades e menores temperaturas de água de fundo, tendo maiores abundâncias em períodos chuvosos, enquanto o FUN (~6m), se caracterizou por maiores temperaturas e menores salinidades de água de fundo, tendo mais indivíduos em períodos secos. As fêmeas predominaram no CC (2F:1M), enquanto houve desvio para os machos no FUN (0,7F:M), houve um aumento na proporção de fêmeas em relação a machos na baía ao longo do tempo, principalmente em 2016, em função do grande número de fêmeas ovígeras no canal (4F:1M). Os juvenis apareceram com maior abundância no FUN quando comparado ao CC, ocorrendo, na maioria das vezes, nos períodos secos. Indivíduos do CC foram maiores e mais pesados que os do FUN, sendo que os machos foram ligeiramente maiores que as fêmeas em ambos os locais. Houve também aumento nas densidades populacionais dessa espécie em relação à década passada sinalizando uma mudança temporal na baía que deve ser melhor investigada. Os resultados nos mostraram uma sazonalidade marcante deste siri na baía, devido ao seu ciclo de vida, onde maiores abundâncias de adultos em fase reprodutiva ocorrem em períodos chuvosos no Canal Central e o recrutamento ocorre em maior intensidade no período seco subsequente em áreas mais rasas. corroborando com outros estudos para a costa sudeste. Além disso, a pluviosidade e eventos como El Niño podem estar relacionados às variações interanuais encontradas.
Keywords: crustáceos
Crustacea
Braquiúros
Brachyura
Características da População
Population Characteristics
Achelous spinimanus
Biologia Marinha
Marine Biology
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::OCEANOGRAFIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Apr-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SALES, Juan Jorge Gomes de. Estrutura populacional do siri-candeia Achelous spinimanus (Latreille 1819) (Crustacea,Brachyura, Portunidae) na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, em um período de oito anos (2011-2018). 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas - Biologia Marinha) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Biologia Marinha

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JJGSales.pdf887.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.