Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1859
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Pós modernismo indústria cultural e arte: mecanismos de reificação e o lugar do sujeito na contemporaneidade
Autor(es)/Inventor(es): Leal, Leila Salim
Orientador: Coutinho, Eduardo Granja
Resumo: A pesquisa estabelece uma relação entre o surgimento de uma determinada concepção de indivíduo (e de mundo), estabelecida pelo pós-modernismo, e a produção de mercadorias culturais pela indústria cultural/criação artística contemporânea. Nas mais variadas áreas de conhecimento, têm sido tema de extensos debates a instauração da pós-modernidade e o surgimento de novos paradigmas que afetam as noções estabelecidas, colocando na ordem do dia uma pauta que exalta a necessidade de construção de novas identidades baseadas na diversidade. Neste contexto, o terreno da Comunicação Social é freqüentemente apontado como um dos mais afetados por tais novos paradigmas: seria, afinal, a comunicação, o espaço de produção, afirmação e vivenciamento de tais novas identidades que se configuram na pós-modernidade. O estudo analisa os primeiros registros de uma estética pós-modernista na arte e sua expansão para a construção de uma determinada concepção de mundo, tendo como foco a noção de sujeito introduzida por esta perspectiva. A monografia aborda as relações do pós-modernismo, compreendido como perspectiva geral de análise da sociedade contemporânea com a produção artística atual, especialmente a literatura. Além disso, é objetivo de reflexão o papel do sujeito na contemporaneidade, buscando apontar os caminhos que se apresentam para a formulação de um projeto artístico e social que retome a perspectiva da emancipação humana e da intervenção transformadora do sujeito na totalidade como norte.
Palavras-chave: Pós modernismo
Industria cultural
Arte
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Dez-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LEAL, Leila Salim. Pós modernismo indústria cultural e arte: mecanismos de reificação e o lugar do sujeito na contemporaneidade. 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1859
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LLEAL.pdf175,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.