Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18903
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Márcia Maria Fusaro-
dc.contributor.authorBorges, Renato Cruz Vieira-
dc.date.accessioned2022-10-18T15:51:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:29Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18903-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectPós-verdadept_BR
dc.subjectFake newsen
dc.titleA educação matemática frente à pós-verdadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Giraldo, Victor Augusto-
dc.contributor.referee2Rocha, Nei Carlos dos Santos-
dc.description.resumoEste trabalho é aberto com: dados e reflexões sobre a proliferação das fake news, observando a sua relação com a tecnologia dos dias atuais; análise de falácias argumentativas e técnicas de manipulação da Verdade; e a inserção disso tudo no que se chama de “Pós-Verdade”, apontando o seu papel na Política e na Ciência. Na sequência, busco expor a relevância do ensino de Matemática frente a essa problemática, tanto no que denomino “contribuições indiretas” quanto nas “contribuições diretas” – o primeiro bloco trata, sobretudo, das capacidades cognitivas cuja prática é estimulada pela Matemática; e o segundo aborda contextos em que a Matemática serve de instrumento contra ou a favor de mentiras e manipulações, em especial no campo da Estatística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Renato Borges (revisado, 22_09_2022)-min.pdf454.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.