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http://hdl.handle.net/11422/19048
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Cinética de hidrodessulfurização de dibenzotiofeno |
Author(s)/Inventor(s): | Bastos, Luciana Barros |
Advisor: | Silva, Mônica Antunes Pereira da |
Co-advisor: | Zotin, José Luiz |
Co-advisor: | Travalloni, Leonardo |
Abstract: | Apesar do forte apelo existente pela substituição de combustíveis fósseis pelos renováveis, o petróleo ainda ocupa uma importante posição na composição da matriz energética brasileira e mundial. A poluição do ar gerada hoje nas cidades é resultado, principalmente, da queima de combustíveis como gasolina e óleo diesel. No Brasil, o óleo diesel é o derivado de petróleo mais usado no setor de transportes. A diminuição das emissões veiculares é alcançada pela evolução da tecnologia de motores e pela minimização do teor de enxofre presente nos combustíveis. A preocupação mundial com o desenvolvimento sustentável evidenciou a necessidade da definição de limites de emissão para os combustíveis. Dessa forma, a melhoria da qualidade de combustíveis é um tema de enorme interesse para a indústria de petróleo e automotiva. Neste contexto, a hidrodessulfurização (HDS) profunda de destilados médios de petróleo tem atraído a atenção tanto da indústria quanto da academia. A produção de óleo diesel com baixíssimos teores de enxofre (< 10 mg.kg-1) é crítica e fortemente influenciada pela presença de outros contaminantes no óleo diesel. Assim, a compreensão da cinética e dos mecanismos das reações de HDS fornece subsídios para a produção de combustíveis isentos de enxofre, atendendo às futuras normas ambientais de emissões veiculares. No presente trabalho, o dibenzotiofeno foi adotado para representar os compostos sulfurados presentes no óleo diesel, pois é uma das moléculas mais refratárias ao processo de HDS. No estudo de inibição da HDS por compostos nitrogenados foi utilizada a quinolina como molécula modelo. As reações foram realizadas em um reator de leito gotejante, utilizando-se um catalisador comercial NiMoP/ -Al2O3. O sistema reacional foi bem representado por dois tipos de modelos cinéticos, cujos parâmetros foram estimados a partir dos dados experimentais. Foram consideradas a reação global e as reações individuais da HDS (hidrogenólise e hidrogenação). Além disso, o fator de inibição da quinolina foi calculado. |
Keywords: | Indústria de petróleo Modelagem Cinética Desenvolvimento sustentável Diesel Enxofre Cinética química |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::REATORES QUIMICOS CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::DINAMICA DOS GASES |
Production unit: | Escola de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2011 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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