Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19090
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Agente de apoio à educação especial: uma análise sobre as atribuições e as práticas no processo de inclusão em educação |
Author(s)/Inventor(s): | Fernandes, Jéssica Cristina Mascarenhas |
Advisor: | Melo, Sandra Cordeiro de |
Abstract: | Esta monografia tem como objetivo analisar o cargo de Agente de Apoio à Educação Especial (AAEE), delimitando os aspectos práticos desenvolvidos pelos agentes. Compreendemos o papel do cargo no processo de inclusão em educação, e com base nos dados levantados mapeamos os principais desafios da função. O trabalho busca uma relação entre as ações desempenhadas pelos agentes e as respectivas atribuições previstas no edital do concurso. Além disso, são apontadas soluções para minimizar aspectos do trabalho que os agentes consideram desafios a serem superados. Para realização do trabalho, optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo (MINAYO, 2003; LUDORF, 2004), que combina a análise documental (CELLARD, 2008) e o relato de experiências, com o uso do diário de campo e entrevistas com AAEE’s do munícipio do Rio de Janeiro (FALKEMBACH, 1987; LUDKE E ANDRÉ, 1986). Quanto ao aporte teórico, autores como SANTOS (2003) e SANTOS & PAULINO (2006) norteiam nossas concepções dos estudos sobre o processo de Inclusão e Educação Especial, quando abordamos as questões relacionadas ao cargo de AAEE, utilizamos essencialmente documentos oficiais, como BRASIL (2009) e PCRJ (2012; 2013 e 2014). A análise dos dados aponta para uma defasagem entre o que é proposto no edital do concurso, e o que os agentes desempenham cotidianamente, sinalizando que as atribuições iniciais do cargo já foram superadas na prática. Mostra-se necessário maior valorização do cargo, incluindo a correção da escolaridade da categoria por meio do enquadramento no magistério, com o objetivo principal de fortalecer as práticas de inclusão em educação. Conclui-se que a comunidade escolar como um todo se beneficiaria, considerando que toda escola pode ter um profissional específico para apoiar e planejar com o professor regente, oferecendo suporte pedagógico e prático aos processos de inclusão específicos da instituição. |
Keywords: | Educação especial Inclusão em educação Educação básica |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 13-Nov-2020 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | FERNANDES, Jéssica Cristina Mascarenhas. Agente de apoio à educação especial: uma análise sobre as atribuições e as práticas no processo de inclusão em educação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JFernandes.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.