Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19130
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Concepções sobre ensino e aprendizagem e a relação dialógica professor e aluno |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Yasmim de Lima Cardoso Batista da |
Advisor: | Souza, Elaine Constant Pereira de |
Abstract: | Neste estudo, buscou-se fazer uma análise crítica e reflexiva acerca das relações construídas entre professores e alunos e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem, pautando-se em análises bibliográficas acerca das teorias de desenvolvimento e aprendizagem de Vygotsky, Wallon e Piaget e as concepções históricas sobre educação, além de um questionário para compreender a perspectiva de professores atuantes sobre o impacto da construção das relações no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Dessa forma, através da discussão bibliográfica e do questionário, o principal objetivo deste estudo foi apontar as contribuições da relação dialógica entre professores e alunos para as práticas docentes e na construção da aprendizagem dos estudantes. Conclui-se que a interação pedagógica entre professor e aluno assume papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, que depende fundamentalmente das interações que se configuram entre eles, portanto, as relações construídas dentro do espaço escolar são potencializadoras no processo educativo, podendo motivar ou não a aprendizagem, a depender da qualidade dela. |
Keywords: | Ensino Aprendizagem Professores e alunos |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 11-May-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SILVA, Yasmim de Lima Cardoso Batista da. Concepções sobre ensino e aprendizagem e a relação dialógica professor e aluno. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
YSilva.pdf | 278.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.