Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19151
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A formação continuada do PNAIC no estado do Rio de Janeiro: uma experiência de horizontalidade entre a universidade e a escola básica |
Author(s)/Inventor(s): | Felacio, Camila Sousa |
Advisor: | Constant, Elaine |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo analisar os desdobramentos de uma política pública para formação continuada para professores alfabetizadores, como para a formação inicial, com a inserção de futuros pedagogos na avaliação dessa proposta. O eixo central da análise se voltou para os sentidos dados por professores alfabetizadores para troca de experiência como um princípio formativo. Para isso, a análise recorreu aos posicionamentos dos profissionais que participaram da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em um curso de extensão, no qual priorizou avaliar essa política, em especial, do estado do Rio de Janeiro. O estudo considerou que a política pública se definiu ao longo dos anos, como sua recepção se diferenciou nas redes municipais de educação do Rio. Também mostrou que os professores sugerem uma relação mais horizontal entre a Universidade pública e a Escola Básica, reivindicando a valorização da voz docente e dos saberes profissionais em um processo dialógico, portanto, formativo. Do mesmo modo, os alunos da pedagogia da UFRJ, inseridos nesse movimento, por meio da extensão universitária do PNAIC, passaram a compor uma rede de alfabetizadores. A pesquisa é uma análise qualitativa, a metodologia utilizada é a Análise de Conversa, para entender a voz do professor a partir de suas experiências mediante os desafios no cotidiano da escola básica. O referencial teórico para compor esse projeto se baseia nos conceitos de experiência de Jorge Larrosa (2002), Nóvoa (1992), Freire (1996), Mortatti (2010), Frangella (2016), entre outros. O material coletado para a pesquisa partiram dos debates com os professores formadores do PNAIC/RJ no Curso de Extensão “Um possível diálogo entre a Universidade e a Escola Básica: avaliação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no estado do Rio de Janeiro”, como dos registros escritos apresentados na plataforma virtual intitulada “Espaço Virtual de Aprendizagem – PNAIC/RJ”. O estudo conclui que a formação continuada do PNAIC se mostrou potente, pois formadores, alfabetizadores e futuros professores compartilharam momentos coletivos de reflexão, ampliando o diálogo sobre os diferentes saberes, como políticos e didático-pedagógicos sobre a alfabetização escolar, mobilizando novos paradigmas de formação continuada e instituindo uma rede dialógica de profissionais dedicados à alfabetização escolar no estado do Rio de Janeiro. |
Keywords: | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil) Formação continuada do professor Prática de ensino |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 11-Jul-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | FELACIO, Camila Sousa. A formação continuada do PNAIC no estado do Rio de Janeiro: uma experiência de horizontalidade entre a universidade e a escola básica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CFelacio.pdf | 593.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.