Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19154
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desafio docente na inclusão dos alunos com deficiência na educação de jovens e adultos em período de pandemia
Author(s)/Inventor(s): Paiva, Gabriel Xavier de
Advisor: Oliveira, Marinalva Silva
Abstract: O objetivo do estudo foi compreender as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores durante a pandemia da Covid-19 e o ensino remoto diante dos alunos com deficiência da Educação de Jovens e Adultos. Para tal propósito, foi usada a metodologia de pesquisa qualitativa, utilizando entrevista como instrumento de busca de informações empíricas. Foram selecionados quatro (4) professores para responderem a entrevista semi-estruturada por email, com roteiro previamente elaborado e, após o término da etapa, as respostas foram categorizadas por temas e subtemas. A análise das informações possibilitou compreender que o fazer pedagógico dos professores sofreram muitos impactos durante a pandemia com o ensino remoto, necessitando adaptar sua forma de conduzir as aulas. Diferentes caminhos foram adotados por cada professor durante a pandemia, enfrentando desafios nas articulações necessárias para atender aos alunos com deficiência. Nesse cenário, a prática foi precária e houve a necessidade de desenvolver habilidades para operar em novas plataformas, ter empatia e um entendimento da realidade dos alunos. Foi um momento desafiador na tentativa de superar as dificuldades também quanto à ausência ou à pouca participação dos alunos durante as aulas e as limitações no processo avaliativo. A configuração fez com que mudanças ocorressem, estreitando uma teia de relações envolvendo alunos com deficiência, seus responsáveis e professores no processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. Para os professores foi preciso estudar, pois o momento demandava formação docente para não causar uma maior exclusão dos alunos com deficiência.
Keywords: Pessoas com deficiência
Educação de jovens e adultos
COVID-19
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Jul-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PAIVA, Gabriel Xavier de. Desafio docente na inclusão dos alunos com deficiência na educação de jovens e adultos em período de pandemia . 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GPaiva.pdf349.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.