Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19155
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A inserção na educação infantil, uma relação a três: criança, família e escola
Author(s)/Inventor(s): Andrade, Jaqueline Angela Lima de
Advisor: Arenhart, Deise
Abstract: Este trabalho monográfico aborda questões sobre o processo de inserção das crianças pequenas na Educação Infantil, buscando compreender como os(as) professores(as) concebem e vivem esse processo junto às crianças e suas famílias; os desafios e as estratégias construídas pelas para que o processo de inserção das crianças seja realizado de maneira tranquila e de parceria com as famílias Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, em que escutamos duas professoras de Educação Infantil por meio de questionário aberto, uma professora do Cap/EI/UFRJ e uma professora do CREIR-CPII. O referencial teórico apoiou-se nos estudos de Bondioli e Mantovani, Edwards e Gandini, Guimarães, Cerisara, Ostetto, entre outros que discutem temas relacionados a Educação Infantil e a inserção das crianças pequenas. Percebemos que a inserção das crianças na creche é um processo que requer atenção e cuidado por parte das instituições e docentes, pois é um momento muito delicado para a família e a criança, que experimentam vários sentimentos difíceis e contraditórios. Destacamos a importância da parceria entre escola, docentes e família para que a inserção aconteça com a intenção de proporcionar sentimentos de segurança, vínculos afetivos, bem como descobertas, aprendizados e o desenvolvimento das crianças pequenas.
Keywords: Professores
Educação infantil
Famílias
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ANDRADE, Jaqueline Angela Lima de. A inserção na educação infantil, uma relação a três: criança, família e escola. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAndrade.pdf287.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.