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dc.contributor.advisorCastro, Marcelo Macedo Corrêa e-
dc.contributor.authorRenzo, Kleber-
dc.date.accessioned2022-11-11T21:23:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:35Z-
dc.date.issued2022-09-22-
dc.identifier.citationRENZO, Kleber. As tendências pedagógicas subjacentes às metáforas educacionais em páginas de pedagogia no Facebook. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19162-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFacebook (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectMetáfora na educaçãopt_BR
dc.titleAs tendências pedagógicas subjacentes às metáforas educacionais em páginas de pedagogia no Facebookpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho abordou as metáforas educacionais - entendendo-as como metáforas que dizem algo sobre educação - com base nas tendências pedagógicas, definidas como os diferentes modos pelos quais a educação é pensada, teorizada e praticada (SAVIANI, 2006). Aqui, adotou-se como perspectiva o sentido de metáfora proposto pela Teoria da Metáfora Conceitual (TMC), postulada por Lakoff e Johnson (1980), segundo a qual a metáfora consiste na compreensão de uma coisa em termos de outra. Nessa visão, compreende-se que os fenômenos metafóricos são gerados a partir das experiências do ser humano com o mundo social e material, de modo a estruturar sua linguagem, seu pensamento e sua ação. A respeito das tendências pedagógicas, utilizou-se a categorização e descrição realizadas por Libâneo (2014), que as agrupa em Liberais e Progressistas. Teve-se como principal objetivo identificar as correspondências entre as metáforas educacionais e as tendências pedagógicas. Para tanto, foram coletadas metáforas educacionais em páginas de Pedagogia na rede social Facebook. Depois, alicerçadas nas tendências pedagógicas, desenvolveram análises desse material, agrupando as metáforas conforme suas relações com as tendências. Como resultados, foi verificado que, para cada tendência pedagógica ou grupo de tendências, existe metáforas que se aproximam ou se alinham com alguns de seus pressupostos pedagógicos, sendo possível, assim, traçar diversos paralelos, alguns mais explícitos outros menos, entre metáforas educacionais e tendências pedagógicas. Foi constatado também que as metáforas Liberais, especificamente as Tradicionais e Progressivistas, apareceram com maior frequência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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