Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19284
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A potência formativa da literatura marginal-periférica: diálogo da literatura das ruas com outros espaços de saberes |
Author(s)/Inventor(s): | Matos, Nayara Teixeira de Souza |
Advisor: | Baroni, Patrícia Raquel |
Abstract: | Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a potência formativa da produção literária marginal-periférica a partir das narrativas de escritores periféricos. A relação entre a formação tecida nas ruas e nas escolas no contexto da literatura marginal-periférica, a identificação de quais pontos foram importantes para os escritores periféricos se tornarem e se perceberem autores e a identificação de como a literatura marginal-periférica influenciou a formação dos indivíduos que participaram das conversas durante a pesquisa, foram questões estruturantes para o desenvolvimento desta escrita. Assumindo que a minha pesquisa não poderia estar dissociada da minha trajetória de vida, a narrativa (auto)biográfica enquanto também escritora perpassa toda a pesquisa como instrumento importante no processo de investigação e (auto)formação (SOUZA, 2007). A partir do entendimento de que a literatura marginal-periférica é sempre singular e local, mas ao mesmo tempo global e social, a abordagem metodológica partirá também da pesquisa narrativa (CLANDININ e CONNELLY, 2011) e da metodologia de conversas (SAMPAIO; RIBEIRO; SOUZA, 2018). Com a produção de Soares (2009) e de Ferréz (2005), e das minhas vivências como escritora periférica e das narrativas de outros escritores periféricos, busco compreender como a literatura marginal-periférica se inscreve em diferentes espaços de formação, dentre eles, as ruas e as escolas. A pesquisa será atravessada pelas produções dos escritores da literatura marginal-periférica em diálogo com a produção acadêmica neste campo e também abordará os conceitos de escrevivência (EVARISTO, 2017), autoria (SANTOS, 2019), praticantes e táticas (CERTEAU, 1998), literatura negro-brasileira ( CUTI, 2010) e identidade (HALL, 2006). Deste modo, pretendo contribuir para a ampliação das discussões sobre os aspectos formativos da literatura marginal-periférica no campo da educação. |
Keywords: | Literatura Narrativa (Retórica) Formação |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 10-Aug-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | MATOS, Nayara Teixeira de Souza. A potência formativa da literatura marginal-periférica: diálogo da literatura das ruas com outros espaços de saberes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NMatos.pdf | 545.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.