Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1935
Tipo: Relatório
Título: Ciências cognitivas: histórico, dificuldades e sucessos
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Adriana Benevides
Resumo: As Ciências Cognitivas são um campo de reflexões contemporâneas que se interroga sobre o funcionamento do pensamento. Examina-se a natureza do conhecimento, seus componentes, seu desenvolvimento e sua utilização. A área das Ciências Cognitivas inclui diversas disciplinas, principalmente a Psicologia Cognitiva, a Inteligência Artificial e a Lingüística ainda não existindo concenso sobre métodos comuns. Adota-se a perspectiva de que o pensamento é uma manipulção das representações internas do mundo externo enfatizando-se principalmente as representações internas denominadas de modelos mentais, o que distingue esta abordagem claramente da abordagem behaviorista. Tendem a privilegiar os processos racionais e os estudos interdisciplinares. Sendo assim, apresentaremos neste trabalho uma perspectiva histórica de sua criação e desenvolvimento assim como também caracterizaremos as disciplinas integrantes deste domínio de estudos apresentado as principais críticas que tem sido feitas ao seu escopo e perspectivas atuais.
Palavras-chave: Representação de conhecimento
Aquisição de conhecimento
Ciência cognitiva
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Departamento: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
In: Relatório técnico NCE
Número: 0204
Data de publicação: 31-Dez-2004
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOARES, A. B. Ciências cognitivas: histórico, dificuldades e sucessos. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2004. 84 p. (Relatório Técnico, 02/04)
URI: http://hdl.handle.net/11422/1935
Aparece nas coleções:Relatórios Técnicos e de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
02_04_000622320.pdf705,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.