Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19492
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Mal-estar docente: diálogo entre a teoria e as vozes do cotidiano docente |
Author(s)/Inventor(s): | Coutinho, Amanda Simões |
Advisor: | Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz |
Abstract: | A presente pesquisa tem como principal objetivo compreender quais são as causas que levam os professores ao mal-estar docente. Para isso, foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa, inicialmente, em dois bancos de dados, CAPES e da SciElo, a fim de analisar como a temática do mal-estar é retratada nas produções acadêmicas. Para dialogar com os artigos, Esteve (1999) e Paschoalino (2009) também foram usados como fonte teórica. Posteriormente, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, que completou o uso de dois instrumentos, um questionário e uma entrevista semiestruturada realizada com duas professoras da Rede Pública do Rio de Janeiro, com o intuito de aproximar os docentes e ouvir suas vozes em relação a temática em questão. A análise das produções possibilitou compreender que o mal-estar está ligando a fatores que envolvem as mudanças e cobranças sociais, à relação professor-aluno e o acúmulo de tarefas a partir das demandas impostas pela sociedade. Nas falas das entrevistadas ficaram evidenciadas que a violência no entorno das escolas, a falta de apoio, os baixos salários e a falta de infraestrutura das escolas levam ao mal-estar docente. |
Keywords: | Mal-estar Docência Diálogo |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 16-Dec-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | COUTINHO, Amanda Simões. Mal-estar docente: diálogo entre a teoria e as vozes do cotidiano docente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACoutinho.pdf | 344.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.