Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19506
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O ped-agógico: explorando interseções entre tempo, movimento e experiência na educação |
Author(s)/Inventor(s): | Lopes, Giullianna Borges |
Advisor: | Bocchetti, André |
Abstract: | O presente texto busca explorar interseções entre tempo, movimento e experiência a partir da educação infantil, tomando como base a noção musical de agógica e suas possíveis expansões ao universo educacional. Para tal, esta pesquisa qualitativa adota procedimentos de revisão de literatura, análises de campo e relatos de experiência. Em um primeiro momento o texto vai trabalhar o conceito de agógico, em seguida, deslocar o agógico para o campo educacional, para construir o ped-agógico e, por fim, refletir sobre o agógico na educação infantil, observando como ele se dá através de análises de campo em uma turma de crianças de 3 anos e quais as suas contribuições para a educação na modernidade. Assim, a investigação se empenha em tecer outros caminhos possíveis para a construção de uma educação que respeite a plasticidade cinética da subjetividade, que resgate outras velocidades, outros ritmos de ensinar e aprender. E a partir disso nos revela que há muita potência na relação da infância com o tempo e com a experiência. |
Keywords: | Pedagogia Educação Educação infantil |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 1-Dec-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | LOPES, Giullianna Borges. O ped-agógico: explorando interseções entre tempo, movimento e experiência na educação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GLopes.pdf | 574.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.