Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19506
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O ped-agógico: explorando interseções entre tempo, movimento e experiência na educação
Author(s)/Inventor(s): Lopes, Giullianna Borges
Advisor: Bocchetti, André
Abstract: O presente texto busca explorar interseções entre tempo, movimento e experiência a partir da educação infantil, tomando como base a noção musical de agógica e suas possíveis expansões ao universo educacional. Para tal, esta pesquisa qualitativa adota procedimentos de revisão de literatura, análises de campo e relatos de experiência. Em um primeiro momento o texto vai trabalhar o conceito de agógico, em seguida, deslocar o agógico para o campo educacional, para construir o ped-agógico e, por fim, refletir sobre o agógico na educação infantil, observando como ele se dá através de análises de campo em uma turma de crianças de 3 anos e quais as suas contribuições para a educação na modernidade. Assim, a investigação se empenha em tecer outros caminhos possíveis para a construção de uma educação que respeite a plasticidade cinética da subjetividade, que resgate outras velocidades, outros ritmos de ensinar e aprender. E a partir disso nos revela que há muita potência na relação da infância com o tempo e com a experiência.
Keywords: Pedagogia
Educação
Educação infantil
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Dec-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LOPES, Giullianna Borges. O ped-agógico: explorando interseções entre tempo, movimento e experiência na educação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLopes.pdf574.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.