Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarcaui, André Baptista-
dc.contributor.authorMiranda, Eduardo Morais-
dc.date.accessioned2023-01-17T11:38:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:45Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMIRANDA, Eduardo Morais. Campanha publicitária "I am what I am" da Amstel: uma análise de conteúdo sobre a presença dos elementos simbólicos do ambiente institucional da comunidade LGBTQIA+. 2022. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19523-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLGBTQIA+pt_BR
dc.subjectPoder de comprapt_BR
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.titleCampanha publicitária "I am what I am" da Amstel: uma análise de conteúdo sobre a presença dos elementos simbólicos do ambiente institucional da comunidade LGBTQIA+pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4046864343392884pt_BR
dc.description.resumoA comunidade LGBTQIA+ é reconhecida pelo mercado por seu alto poder de compra, Pink Money, e vem ganhando espaço em campanhas publicitárias com marcas “saindo do armário” com intuito de estreitar relações, conquistar novos consumidores e manter fidelidade. Ao considerar a existência do ambiente institucional das organizações e seus componentes, em conjunto com a história do movimento social da comunidade LGBTQIA+, o presente estudo buscou identificar, através da Análise de Conteúdo, quais elementos simbólicos desse público estão presentes na peça publicitária da campanha “I am what I am”, da marca de cerveja Amstel. A pesquisa identificou que os rituais são essenciais na estratégia de comunicação em massa com essa comunidade+, principalmente no que tange à comemoração anual das Paradas do Orgulho LGBTQIA+. Ademais, concluiu-se que as pessoas queer, as drag queens e o arco-íris de seis cores são os principais símbolos do ambiente institucional dessa comunidade utilizados na campanha “I am what I am”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMMiranda.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.