Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19533
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorScofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.authorAguiar, Leanlia Marinho de-
dc.date.accessioned2023-01-17T19:55:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:46Z-
dc.date.issued2022-11-28-
dc.identifier.citationAGUIAR, Leanlia Marinho de. Ensinando para transgredir: práticas pedagógicas interdisciplinares do pré-vestibular comunitário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19533-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.subjectCentro de Estudos e Ações Solidárias da Marépt_BR
dc.titleEnsinando para transgredir: práticas pedagógicas interdisciplinares do pré-vestibular comunitário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico tem como objetivo discutir os pensamentos e as contribuições pedagógicas da autora bell hooks e sua correlação freiriana na educação desenvolvida no curso pré-vestibular comunitário do CEASM, instituição localizada na favela da Maré. Baseada em uma pesquisa bibliográfica, autores essenciais na conversa sobre educação popular, movimentos sociais, educação libertária e pedagogia engajada foram o norte para a reflexão e apontamento de práticas libertárias existentes no curso pré-vestibular que se insere dentro de um contexto de educação não formal. Analisamos como é a organização do curso pré-vestibular, como se desenvolvem as práticas pedagógicas interdisciplinares e, como os temas e debates são essenciais para romper com padrões tradicionais de educação, bem como, juntamente a essas práticas, formar seus educandos de maneira crítica e libertária. Mobilizada por um relato de experiência, a autora deste trabalho narra brevemente sua vivência como aluna do pré-vestibular e, conclui com a refletida importância desse espaço de educação para a sua formação e conclusão no curso de pedagogia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAguiar.pdf301.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.