Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19552
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | A importância dos contos de fadas para o desenvolvimento da criança |
| Author(s)/Inventor(s): | Mello, Mariana Buchholz de |
| Advisor: | Carneiro, Cristiana |
| Abstract: | Este trabalho discute a importância dos contos de fadas para o desenvolvimento infantil, por meio da psicanálise. A partir de histórias clássicas da literatura infantil, articula conceitos da psicanálise fundamentais para pensar a relação entre desenvolvimento e literatura como fantasia, narcisismo e Édipo. Os contos de fadas possuem narrativa simples e seus personagens geralmente são formados de heróis e bruxas, que exercem um papel fundamental para a imaginação da criança. O objetivo deste trabalho é analisar, sob os fundamentos da psicanálise, quais aspectos subjetivos podem estar sendo convocados pelo enredo das histórias e as tornar atrativas para a atenção das crianças, subsidiando a ação do pedagogo na Educação Infantil. Essa pesquisa bibliográfica tem como autor central Bettelheim (2008), em diálogo com outros teóricos, principalmente Corso e Corso (2006). |
| Keywords: | Contos de fadas Psicanálise e educação Literatura infantojuvenil |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 6-Dec-2022 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | MELLO, Mariana Buchholz de. A importância dos contos de fadas para o desenvolvimento da criança. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MMello.pdf | 285.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.