Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19556
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | O trabalho do professor diante das dificuldades das crianças que chegam ao 5º ano sem serem alfabetizadas |
| Author(s)/Inventor(s): | Franklim, Vivia Alves Oliveira |
| Advisor: | Cerdas, Luciene |
| Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo compreender como acontecem os processos de Alfabetização e Letramento numa turma de 5º ano do Ensino Fundamental diante das dificuldades das crianças que não estão alfabetizadas. Além disso, essa pesquisa pretende discutir sobre as práticas docentes e as metodologias que são utilizadas em sala de aula pelo professor. Deste modo, para referenciar este estudo foi utilizado autores como Mortatti (2004), Soares (2003), Kleiman (2005), Tfouni (2018) e Colello (2001), dentre outros. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos para coletar os dados: a entrevista. Foi estabelecida conversa com professor regente do 5º ano. A partir dessa pesquisa, obtivemos resultados sugeridos sobre a importância das escolhas dos métodos utilizados pelo professor para a leitura e escrita dos alunos. A pesquisa é construída por meio dos conceitos e processos de alfabetização e letramento, e discussões contemporâneas sobre o tema, trazendo à tona a importância das perspectivas atuais de letramento/alfabetização. O estudo permite reflexões sobre a importância da formação continuada para os professores e sobre o como os alunos podem se apropriar da alfabetização e letramento. |
| Keywords: | Alfabetização Ensino fundamental Aprendizagem |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 29-Nov-2022 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | FRANKLIM, Vivia Alves Oliveira. O trabalho do professor diante das dificuldades das crianças que chegam ao 5º ano sem serem alfabetizadas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| VFranklim.pdf | 245.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.