Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19557
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estratégias do professor ante brincadeiras consideradas “violentas” na educação infantil
Author(s)/Inventor(s): Machado, Viviane Gonzalez Tubio
Advisor: Carneiro, Cristiana
Abstract: O presente trabalho aborda a importância do brincar da criança e sobre as estratégias do professor a partir da observação dessas brincadeiras e o que há por detrás delas. Docentes da educação básica devem considerar o contexto que o aluno está inserido, que implica em seu cotidiano dentro de sala de aula. Por isso, a construção de uma potente comunidade escolar e uma boa relação aluno/professor estabelecendo o poder do diálogo e confiança são exemplos de estratégias analisadas acerca desse estudo. Algumas crianças que vivem nas realidades das favelas do Rio de Janeiro, por exemplo, podem julgar um ladrão como mocinho e um policial como vilão, e carregam esse fato em suas experiências no dia a dia da escola, as quais entram na observação do professor. Dessa forma, nota-se que a questão da violência perpassa o dia a dia letivo e, os docentes devem assumir uma reflexão de como lidar com esse fato dentro do ambiente escolar e entender o que perpassa através da brincadeira. Mas afinal, qual estratégia os educadores devem tomar nesse tipo de situação?
Keywords: Educação infantil
Brincadeiras
Famílias
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 8-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MACHADO, Viviane Gonzalez Tubio. Estratégias do professor ante brincadeiras consideradas “violentas” na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VMachado.pdf237.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.