Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1963
Tipo: Relatório
Título: Resolução de problemas segundo a epistemologia genética e o tratamento da informação
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Macário
Soares, Adriana Benevides
Lima, Cabral
Resumo: A resolução de problemas e as estratégias de raciocínio têm sido alvo de intensos estudos sobretudo no que diz respeito às teorias cognitivas da aprendizagem. Traçaremos aqui duas vertentes importantes para o entendimento do raciocínio matemático aplicado à resolução de problemas: o desenvolvimento do raciocínio lógico segundo a epistemologia genética de Jean Piaget e a abordagem do tratamento da informação. Para a epistemologia genética o sistema cognitivo tem um papel ativo em seus intercâmbios com o ambiente. É a partir da ação que transformamos nossas estruturas lógicas, inicialmente rudimentares, em estruturas mais evoluídas, capazes de representar. Este processo obedece critérios lógicos de adaptação e equilibração. A partir do entendimento desta evolução adaptativa é que compreendemos melhor o processamento mental durante a resolução de problemas e a tomada de decisão tendo como alicerce a estruturação baseada na lógica formal. O processamento de informação, embora tenha pressupostos semelhantes à epistemologia genética, tais como a representação, o simbolismo e um sistema cognitivo baseado em regras, admite entretanto que outros critérios representativos são possíveis de permear a lógica formal, influenciando significativamente a resolução de problemas. É neste âmbito que situaremos nossa discussão, comparando as contribuições da epistemologia genética assim como as do processamento de informação, trazendo dados empíricos que evidenciam sua complementariedade.
Palavras-chave: Psicologia cognitiva
Raciocínio matemático
Solução de problemas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Departamento: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
In: Relatório Técnico NCE
Número: 1502
Data de publicação: 31-Dez-2002
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: Costa, M. ; SOARES, A. B. ; LIMA, J. C. M. Resolução de problemas segundo a epistemologia genética e o tratamento da informação. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 16 p. (Relatório Técnico, 15/02)
URI: http://hdl.handle.net/11422/1963
Aparece nas coleções:Relatórios Técnicos e de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
15_02_000613401.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.