Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19676
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Cultura participativa, frustração e representatividade: o fandom da série Killing Eve
Author(s)/Inventor(s): Cabral, Camilla Bizarria Soares
Advisor: Neves, Glaucia Salvador
Abstract: As dinâmicas de fascínio e frustração fomentam os mecanismos envolvidos na cultura participativa de um fandom. Desta maneira, perante um desequilíbrio desses coeficientes, os fãs podem assumir comportamentos detratores e anticomerciais (HILLS, 2018). Alinhando a perspectiva de um grupo social minoritário, a busca por representatividade pode afetar diretamente a relação entre fãs e o produto cultural de idolatria. A presente monografia tem como objetivo analisar a reação detratora das fãs sáficas da série Killing Eve perante a frustração causada pelos eventos de seu último episódio, assim como o impacto desta comoção na perspectiva da mídia sobre a série. A partir da coleta de tweets e um levantamento documental, é notório que a representatividade está intrinsecamente relacionada tanto ao potencial de fascínio quanto de frustração, sendo capaz de evocar comportamentos detratores poderosos de modo a impactar na reputação de seu produto de idolatria.
Keywords: Killing Eve
Representatividade
Frustração
Cultura
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Jan-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CABRAL, Camilla Bizarria Soares. Cultura participativa, frustração e representatividade: o fandom da série Killing Eve. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCabral.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.