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dc.contributor.advisorCapeller, Ivan-
dc.contributor.authorAmaral, João Victor Vasconcellos do-
dc.date.accessioned2023-02-07T17:49:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:12Z-
dc.date.issued2022-07-25-
dc.identifier.citationAMARAL, João Victor Vasconcellos do. Tabula rasa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19681-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRelatórios técnicospt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.titleTabula rasapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO relatório técnico do curta-metragem Tábula Rasa descreve todos os processos referentes à concepção, produção e realização deste projeto, contemplando todos os estágios de produção: pré, produção e pós. Além disso, indica os fatores que determinaram as tomadas de decisão em cada etapa e conceitua as opções de linguagem audiovisual escolhidas pela direção geral, direção de fotografia, direção de arte, roteiro, direção de trilha sonora e atuação. O curta conta a história de uma jovem sem nome, que acorda em um apartamento desconhecido, com aspecto fantasmagórico. Ao longo do filme, a personagem interage com uma imagem com alguns objetos-chave para o enredo: o espelho, a filmadora e o bilhete. O espelho apresenta um reflexo diferente de sua imagem original, uma versão distorcida da personagem principal. Já o bilhete em cima da mesa da sala revela um recado: Veja o Vídeo. O vídeo reproduzido mostra a própria personagem, de frente ao espelho, repetindo a frase “Estou livre do meu passado” como um mantra. Neste momento, a trilha sonora passa a cumprir um papel fundamental, para a personagem, que agora volta a reconhecer sua imagem no espelho, mas parece não suportar o caos sonoro e um tom agudo crescente que invade seus ouvidos. A dor e o incômodo causados pelo som fazem com que a personagem entre em crise, principalmente diante do espelho que agora está quebrado, coberto de sangue. O clímax do curta se dá no momento em que a personagem, em um ato desesperado, bate repetidamente com a cabeça no espelho que, em vez de quebrar mais, vai se consertando magicamente a cada batida. Então, a personagem volta a ver a imagem distorcida de si mesma; deixa o mesmo bilhete para si mesma e joga o anterior no lixo, que está cheio de bilhetes amassados idênticos a este. A personagem, então, retorna ao quarto e dorme novamente. O último plano do curta é o mesmo que o primeiro, indicando que a personagem está prestes a acordar novamente na mesma situação, em uma espécie de looping temporal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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