Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19731
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980)
Author(s)/Inventor(s): Correia, Caio Andrade Araújo Martins
Advisor: Oliveira, Paulo da Costa e Silva de
Abstract: Esse trabalho investigou a relação entre visualidade e sonoridade nas capas dos discos de Elza Soares durante as primeiras duas décadas de carreira da cantora, em um intervalo compreendido entre 1960 e 1980. Lançadas por 3 gravadoras diferentes (Odeon, Tapecar e CBS, respectivamente), tais capas foram produzidas em um momento ascendente, afirmativo e/ou conflituoso na carreira da cantora, que neste século foi revisitada e abraçada pela nova geração como uma porta-voz dos problemas sociais do Brasil. Por isso, entre uma indústria recente e capista de LPs que começa a surgir e se aperfeiçoar no país, movimentos importantes como a bossa nova, ditadura e exílio, falsas problemas de um casamento cada vez menos feliz, tem-se um fértil terreno com elementos que moldam o repertório e a construção da persona Soares à época.
Keywords: Elza Soares
Capas de disco
Música brasileira
Artes gráficas
Visualidade e música
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CORREIA, Caio Andrade Araújo Martins. O som das capas: a narrativa visual de Elza Soares nas capas das gravadoras Odeon, Tapecar e CBS (1960-1980). 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAAMCorreia.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.