Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19743
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Vidro, uma história para a ciência na educação básica |
Author(s)/Inventor(s): | Pinheiro, Júlia Maria Lima |
Advisor: | Araújo Neto, Waldmir Nascimento |
Abstract: | O vidro é um tipo de material amplamente presente no cotidiano. Apesar disso, sua natureza e dinâmica na sociedade é pouco compreendida. Neste trabalho, busca-se entender como um material tão presente no cotidiano sofreu influência de diferentes atores sociais ao longo da história. Além disso, busca-se dialogar com tais acontecimentos através de um produto educacional digital convencionalmente chamado de “Linha do tempo: história do vidro”. O qual, terá como papel a mediação da ação pedagógica entre professor e aluno ao contribuir para a construção e revalidação de conceitos previamente conhecidos com os analisados a partir do diálogo promovido pelo produto assim como avaliar a relação entre as demandas por novas inovações e o papel da sociedade. A abordagem didática utilizada irá contemplar habilidades e competências pré-estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular a fim de possibilitar um diálogo entre as vivências dos estudantes e ajudá-los a entender um pouco mais sobre o mundo ao seu redor. |
Keywords: | Vidro Educação Básica BNCC Ensino de Química Base Nacional Comum Curricular |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 6-Jan-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Julia Pinheiro.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.