Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19744
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Condições pedagógicas centradas na redução de danos: reflexões sobre o tema gerador anabolizantes no ensino de química |
Author(s)/Inventor(s): | Ribeiro, William Dias |
Advisor: | Martinhon, Priscila Tamiasso |
Co-advisor: | Coelho, Francisco Jose Figueiredo |
Abstract: | Diferentes produtos e substâncias são experienciados pelos jovens, desde alimentos à produtos psicoativos. A atual sociedade de consumo tem cada vez mais influência sobre os jovens e crianças, permitindo infinitas possibilidades de novas experimentações, o que colabora para o aparecimento de práticas abusivas que podem levar a um prejuízo à saúde. Uma das características da sociedade de consumo contemporânea é a crescente importância à aparência corporal. Nas últimas décadas, o corpo tornou-se alvo de uma atenção redobrada com a utilização de diversas estratégias para obter mudança estética, tais como dietas, musculação e cirurgias. Com isso, o uso abusivo de esteroides anabolizantes tem sido crescente e gera preocupação, principalmente com jovens, sendo necessária uma atenção especial para prevenção do uso destas substâncias. A abordagem educativa da Redução de Danos aliada ao ensino de química, se apresenta como um possível caminho pedagógico para trabalhar em sala de aula a temática educação sobre drogas e mais especificamente anabolizantes. Nesse caminho, utilizando como base a educação popular como forma de oportunizar a troca de saberes cotidianos e dialogar com os saberes científicos, uma oficina remota sobre anabolizantes e controle de dopagem foi organizada com membros de uma escola, para discutir e avaliar a partir de reflexões, as possíveis contribuições pedagógicas para um ensino de química mais redutor de danos. |
Keywords: | Esteroides anabolizantes Dopagem Ensino científico Educação popular Abuso de substâncias |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUÍMICA |
Production unit: | Instituto de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 15-Dec-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
William Dias Ribeiro.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.