Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19786
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDuarte, Andrea Lima Belfort-
dc.contributor.authorRibeiro, Laura Silva-
dc.date.accessioned2023-03-01T23:20:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:51Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19786-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.titleCurtindo o som brasileiro: o uso de canções no ensino de português para estrangeirospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8480837912430681pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Uflacker, Cristina Marques-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6350401315177526pt_BR
dc.description.resumoA canção tem sido objeto de ensino utilizado em sala de aula de Língua Estrangeira (LE), pois percebeu-se que utilizá-la torna o ambiente de estudo mais lúdico, promove engajamento dos alunos e tem alta efetividade na aprendizagem de uma nova língua. Apesar da popularidade desse gênero no ensino de LE, percebe-se que a canção não é trabalhada em todo seu potencial, ignorando-se seu sincretismo de duas linguagens distintas (verbal e musical) bem como seu conteúdo cultural. Dessa forma, geralmente estabelece-se um ensino focado na gramática que pouco revela a indissociabilidade da língua com sua cultura. A partir do trabalho de Coelho de Souza (2014, 2015, 2019) e Egito (2019), nesta monografia reflete-se sobre questões teóricas pertinentes ao uso de canções partindo do conceito de gêneros do discurso e de letramento e propõe-se uma unidade didática que trabalha a canção sob a perspectiva do letramento literomusical. Nesse sentido, entende-se a canção como união das linguagens verbal e musical compreendendo os significados referentes à comunidade a ela relacionada, podendo participar das práticas sociais e discursos construídos a partir dela e posicionando-se criticamente sobre a mesma. O material didático foi construído com base em uma canção brasileira contemporânea, popular e deslocada do cânone da canção brasileira estabelecido nos livros didáticos de português para estrangeiros. Nesse material, procurou-se reconhecer tanto conceitos gramaticais da língua portuguesa quanto aspectos culturais pertencentes ao contexto de produção de tal obra e contribuir para o ensino de português para estrangeiros através de uma nova abordagem do gênero canção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSRibeiro.pdf890.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.