Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19794
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os impactos do salário mínimo no mercado de trabalho: evidência internacional e a experiência brasileira no governo lula (2003-2010)
Author(s)/Inventor(s): Armaroli, Alan Ponte
Advisor: Bastian, Eduardo Figueiredo
Abstract: O salário mínimo é uma das políticas econômicas mais difundidas entre os países. Desde a sua concepção, ela é utilizada ativamente como forma de proteger os trabalhadores mais vulneráveis do mercado de trabalho, garantindo a eles um padrão de vida adequado. Dessa forma, além de garantir proteção aos trabalhadores com menor poder de barganha, essa política atua ativamente contra a pobreza e a desigualdade de renda. Apesar de sua extensa utilização, a eficácia do salário mínimo nunca foi consenso na literatura econômica, sendo amplamente discutida pelo seu possível impacto negativo no mercado de trabalho, mais especificamente sobre o nível de emprego. Nesse contexto, são inúmeras as teorias econômicas que versam sobre essa questão, assim como diversos trabalhos empíricos estudam essa dinâmica através dos dados observados na realidade. Desse modo, esse trabalho busca analisar as principais teorias econômicas que abordam o tema e suas conclusões, bem como alguns trabalhos empíricos realizados em diferentes países com metodologias diversas. Por fim, será estudado o caso brasileiro durante o governo do Partido dos Trabalhadores, quando o salário mínimo apresentou forte crescimento, e serão apresentadas algumas intepretações de autores brasileiros sobre o período.
Keywords: Salário mínimo
Mercado de trabalho
Brasil
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Aug-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARMAROLI, Alan Ponte. Os impactos do salário mínimo no mercado de trabalho: evidência internacional e a experiência brasileira no governo Lula (2003-2010). 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APArmaroli.pdf377.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.