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dc.contributor.advisorLeón, Jaime Ernesto Winter Hughes-
dc.contributor.authorFerreira, Bruno Lins Avila-
dc.date.accessioned2023-03-07T16:01:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:53Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.citationFERREIRA, Bruno Lins Avila. Expansão do ensino superior no Brasil: particularidades do capitalismo dependente. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19848-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSetor privadopt_BR
dc.subjectDependênciapt_BR
dc.subjectHeteronomia culturalpt_BR
dc.titleExpansão do ensino superior no Brasil: particularidades do capitalismo dependentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4370070472722902pt_BR
dc.contributor.referee1Malta, Maria Mello de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1295130050222831pt_BR
dc.contributor.referee2Colombini Neto, Iderley-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5265805177963390pt_BR
dc.description.resumoA condição de dependência econômica do Brasil, que provoca a constante internalização de dispositivos de pensamento e de valores provenientes do centro hegemônico, culmina em um projeto educacional desalinhado com as necessidades estruturais do país. O crescimento recente sem precedentes de empresas de capital aberto, com grandes aportes de recursos internacionais, que constitui um setor massificado, um serviço de baixa qualidade para muitos e contribui com o movimento de mercantilização da educação, suscita diversos questionamentos sobre até que ponto as mudanças representam um cenário de democratização. A presente monografia visa interpretar como o processo de expansão do sistema de ensino superior no Brasil, que teve início a partir da década de 70 e ganhou impulso ao final do século XX, se deu, principalmente, por meio do crescimento massivo do setor privado, cada vez mais de predominância financeira. A partir de uma reflexão histórica e social, que retome as origens da educação superior no Brasil a partir da primeira república, aliada a dados quantitativos e orçamentários sobre a (não) atuação de um Estado o qual predominam interesses das principais frações de classe dominantes, busca-se compreender quais são as origens e articulações que cercam as políticas de educação superior brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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