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dc.contributor.advisorAlvim, Luíza Beatriz Amorim Melo-
dc.contributor.authorCavalcanti, Patrick Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-03-15T02:03:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:18Z-
dc.date.issued2023-01-13-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Patrick Gonçalves. Os estigmas da Aids retornam às telas: uma análise dos filmes Buddies (1985) e Clube de Compra Dallas (2014). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19905-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAIDS (Doença)pt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectEstigmatizaçãopt_BR
dc.titleOs estigmas da Aids retornam às telas: uma análise dos filmes Buddies (1985) e Clube de Compra Dallas (2014)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Salis, Fernando Alvares-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Vinicios Kabral-
dc.description.resumoA década de 80 foi marcada pela descoberta da AIDS, que se revelou como uma das maiores epidemias dos tempos modernos, gerando um temor mundial por conta dos altos níveis de letalidade e da falta de informação acerca da doença. As referências simbólicas sobre a doença começavam a surgir durante o início da epidemia, associando a AIDS como consequência de ser homossexual. Partindo desse contexto histórico, o foco principal do presente trabalho será examinar as representações do estigma da AIDS no meio audiovisual. Investigando as imagens estigmatizantes, representações estéticas e arcos narrativos da doença nos filmes Buddies (Arthur J. Bressan Jr., 1985), umas das pioneiras obras audiovisuais norte-americanas a falar sobre a AIDS, e Clube de Compra Dallas (Jean-Marc Vallée, 2014), recente filme que retoma os estigmas da AIDS, pretende-se que o estudo contribua para a reflexão de novas narrativas de pessoas soropositivas perante uma forma de arte tão influente como o audiovisual, proporcionando a contenção dos estigmas da AIDS, transmitindo informações e ideias e viabilizando novas visões aos corpos soropositivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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