Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19984
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A casa: relato de um projeto integrado na educação infantil
Author(s)/Inventor(s): Moreno, Juliana Reis Pompeu Bastos
Advisor: Santos, Núbia de Oliveira
Abstract: O presente trabalho busca refletir sobre o lugar da arte em um ensino e aprendizagem sensível e significativo na Educação Infantil, com seu uso da metodologia da Pedagogia de Projetos. Tomando como base a prática pessoal nos últimos quatro anos como professora auxiliar da primeira infância em uma escola particular localizada na zona sul do Rio de Janeiro, somado a um suporte teórico que estuda essa área do conhecimento, procurou-se refletir sobre como a vivência em experiências artísticas dentro da Pedagogia de Projetos pode auxiliar na formação de uma educação integral com abordagem transdisciplinar. A partir da análise de um relato de experiência em uma escola de Educação Infantil, foi possível observar por exemplo, um grande aproveitamento, engajamento e interesse das crianças, em pesquisar a partir de um tema específico, assuntos que se conectam às diversas áreas do conhecimento através da linguagem artística.
Keywords: Educação infantil
Arte na educação
Pedagogia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Apr-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MORENO, Juliana Reis Pompeu Bastos. A casa: relato de um projeto integrado na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JMoreno.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.