Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20043
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorChaves, Jacqueline Cavalcanti-
dc.contributor.authorAnjos, Rafaela Afonso dos-
dc.date.accessioned2023-03-27T20:52:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:11Z-
dc.date.issued2023-03-13-
dc.identifier.citationANJOS, Rafaela Afonso dos. O processo de medicalização da educação e a formação de pedagogos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20043-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO processo de medicalização da educação e a formação de pedagogospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Arenhart, Deise-
dc.contributor.referee2Oliveira, Marinalva Silva-
dc.description.resumoEste trabalho de monografia tem por objetivo geral investigar se o tema da medicalização da educação tem sido estudado dentro das salas de aula do curso de Pedagogia da UFRJ. Para elaboração deste trabalho foi necessário realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a origem histórica da medicalização, seu conceito, bem como sobre a história do curso de Pedagogia no Brasil e os desdobramentos até a criação do curso de Pedagogia da UFRJ. Além disso, realizou-se um estudo do currículo do referido curso e uma pesquisa exploratória através de um questionário com estudantes e ex-estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ, para entender se de fato a medicalização tem sido um tema presente ao longo da graduação. De acordo com as ementas, das 101 disciplinas totais do curso, entre eletivas e obrigatórias, apenas 4 abordam a temática da medicalização em algum momento e, segundo o questionário aplicado, o tema mostrou-se desconhecido para alguns estudantes e confuso para os que minimamente já ouviram falar, associando o fenômeno apenas ao uso de medicamentos, sem considerar todo o processo. Diante de tais dados, pode-se concluir que o processo de medicalização da educação ainda é um problema que precisa ser muito debatido dentro da Universidade, tendo em vista sua gravidade, seus desdobramentos, e o perigo de (re)produzi-lo nas salas de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAnjos.pdf274.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.