Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20045
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Gamificação no ensino: perspectivas sobre um fenômeno emergente em ambientes de aprendizagem
Author(s)/Inventor(s): Dantas, Vinícius dos Santos
Advisor: Tavares, Kátia Cristina do Amaral
Abstract: O presente trabalho irá discutir o que é a gamificação bem como a sua aplicação na educação e, mais especificamente, no ensino de uma segunda língua. Tendo em vista que os estudantes atuais são nativos digitais e possuem um novo perfil de aprendizado. Os professores acabam, então, enfrentando novos desafios e precisam atender a questões relacionadas ao processo de aprendizagem pensando nas necessidades, preferências e exigências desse novo perfil de estudante. O que faz com que seja necessário que os educadores tenham que usar diferentes métodos e estratégias de ensino que permitam que os estudantes sejam mais ativos com uma maior motivação e engajamento na sua aprendizagem. A gamificação, que tem como principal objetivo aumentar o aspecto motivacional e engajador do usuário, possui um potencial para auxiliar os educadores a enfrentarem esses novos desafios. Verificou-se, a partir do relato de uso dos educadores, que a implementação de elementos de jogos em contextos fora de jogo melhorou a motivação dos estudantes na sala de aula. Assim, o objetivo deste trabalho é, a partir de uma abordagem descritiva, apresentar e discutir o conceito e os benefícios da gamificação e analisar algumas ideias de como fazer a sua implementação na educação, bem como analisar relatos de uso por educadores e de plataformas que auxiliem na sua implementação.
Keywords: Língua e linguagem
Estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Aquisição de linguagem
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VSDantas.pdf299.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.