Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20077
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Proposta de aula experimental inclusiva para alunos com deficiências visuais pautada no trabalho colaborativo
Author(s)/Inventor(s): Raymundo, Laíssa Fernandes Machado
Advisor: Barboza, Rodolfo Santos
Abstract: A educação para alunos com deficiência visual só se torna inclusiva a partir do momento em que os docentes passam a criar, inovar ou modificar formas de atender a todos os alunos, sem que haja qualquer tipo de exclusão. Com relação ao ensino de química, visto o fato de que grande parte dos materiais pedagógicos e aulas experimentais se utilizam da visão, há uma exclusão e detrimento dos alunos com deficiência visual, prejudicando sua participação durante as aulas e, por consequência, o processo de aprendizagem. Nesse cenário, o presente trabalho apresenta adaptações em materiais, gerando subsídios na elaboração de kits pedagógicos, para que os alunos cegos possam participar ativamente das aulas práticas, possibilitando o trabalho colaborativo com os demais educandos. O atual projeto foi realizado tendo como ponto de partida um questionário que foi respondido por docentes de diversas instituições escolares, e a partir disso, um kit pedagógico constituído de materiais adaptados para que o aluno possa utilizar o tato para realizar o preparo de uma solução que poderá ser utilizada em aulas práticas sobre volumetria, como meio de gerar maior inclusão dos alunos com deficiência visual em aulas experimentais no laboratório de química.
Keywords: Ensino de química
Educação inclusiva
Deficiência visual
Trabalho colaborativo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jan-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laíssa Fernandes Machado Raymundo.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.