Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20102
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Silêncio/vazio |
Author(s)/Inventor(s): | Klôh, Luiza Dideco Antunes |
Advisor: | Sekiguchi, Julio Ferreira |
Abstract: | Nesta pesquisa, faço uma equivalência entre pintura e pensamento enquanto duas operações formadoras de imagens, ambas com o potencial de arranjar e transmitir mensagens. É colocada em dúvida a instância que seleciona tais imagens. Será mesmo autêntica ou estará condicionada por discursos, ideias e propagandas e portanto, será sua imagem/seu conteúdo, também fruto desse condicionamento? Partindo desta inquietação, a pintura foi explorada procurando escapar dos significados e representações, numa oportunidade de diminuir a intensidade da exaustiva dinâmica de seleção, justificação e comparação de conteúdos. No lugar da mensagem, o silêncio. No lugar do conteúdo, o vazio. Tal exploração se deu por duas vias: através de pinturas repetitivas e rítmicas, evocando o silenciamento dos significados e através de pinturas subtrativas, realizadas ao dispersar pigmento de superfícies pintadas naturalmente pelo tempo ou temporalmente pela natureza (camadas de ferrugem, lodo e poeira). Diante da fragilidade dos discursos e representações, silêncio/vazio foram possibilidades de tensionar percepções e definições, antes fixas. |
Keywords: | Ritmo Sensível Potencial |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA |
Production unit: | Escola de Belas Artes |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | KLÔH, Luiza Dideco Antunes. Silêncio/vazio. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | Pintura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LDAKlôh.pdf | 6.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.