Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20108
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Características fenotípicas e genotípicas de amostras de Staphylococcus pseudintermedius e Staphylococcus schleiferi relacionadas à motilidade em meio semissólido
Author(s)/Inventor(s): Lopes, Jéssica Fernanda da Silva
Advisor: Ferreira, Rosana Barreto Rocha
Abstract: Embora sejam frequentemente considerados imóveis, a motilidade dentro do gênero Staphylococcus, já foi descrita para Staphylococcus aureus e Staphylococcus xylosus. Estudos preliminares do nosso grupo demonstraram que Staphylococcus pseudintermedius e Staphylococcus schleiferi também apresentam motilidade em meio semissólido. Em S. aureus, a motilidade é associada à produção de modulinas solúveis em fenol. Essas modulinas atuam como surfactantes e sua expressão é regulada pelo gene acessório regulador (agr), um sistema de quorum sensing responsável pela regulação de genes de virulência em Staphylococcus spp. Neste estudo, ampliamos o número de amostras de S. pseudintermedius (49 amostras) e S. schleiferi (30 amostras) testadas anteriormente quanto à motilidade em meio semissólido e avaliamos o impacto da adição de glicose (1%) ou NaCl (1%) ao meio na motilidade destas espécies. Além disso, investigamos a presença dos genes agrA, agrBD, agrC, ctaA, dltA, nuc2, tagO e srtA nas amostras de S. pseudintermedius, e a presença de agrB, ctaA, dltA, tagO e srtA em S. schleiferi. Estes genes foram selecionados por terem sido anteriormente associados à motilidade de S. aureus em superfícies. Para o ensaio de motilidade, as amostras foram cultivadas e inoculadas em meio TSB suplementado com 0,24% de ágar e incubadas a 37 oC por 24 h. A motilidade foi medida e comparada entre amostras controle, previamente estabelecidas no laboratório. A detecção dos genes selecionados foi realizada através de reações em cadeia da polimerase (PCR). Os resultados revelaram que todas as amostras das duas espécies testadas presentaram o fenótipo de motilidade em meio semissólido, sendo 36,7% (29 amostras) das amostras classificadas como motilidade alta, 26,5% (21 amostras) como motilidade média e 36,7% (29 amostras) como motilidade baixa. A adição de 1% de glicose ao meio semissólido resultou no aumento do espalhamento de S. pseudintermedius e S. schleiferi, enquanto a adição de 1% de NaCl resultou na diminuição do espalhamento nas duas espécies. Todas as amostras de S. pseudintermedius apresentaram os genes ctaA, dltA, tagO e srtA, mas apenas 42% das amostras apresentaram todos os genes do operon agr. Em S. schleiferi, 93,3% das amostras apresentaram o gene ctaA, 86,6% apresentaram o gene tagO, 76,6% apresentaram o gene dltA e 23,3% apresentaram o gene srtA. A motilidade em superfícies é um fenômeno pouco estudado no gênero Staphylococcus e nosso grupo relatou pela primeira vez a motilidade em S. pseudintermedius e S. schleiferi. Entender o funcionamento da motilidade nestas espécies pode elucidar a biologia destes microrganismos e seus mecanismos de colonização, sobrevivência e patogênese.
Keywords: Staphylococcus
Motilidade
Percepção de quorum
Motility
Quorum sensing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LOPES, J. F. da S. (2022). Características fenotípicas e genotípicas de amostras de Staphylococcus pseudintermedius e Staphylococcus schleiferi relacionadas à motilidade em meio semissólido [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JFSLopes.pdf.pdf859.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.