Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20112
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Caracterização microbiológica de estirpes com suscetibilidade reduzida à colistina relacionadas à colonização comunitária do trato gastrointestinal na Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Costa, Victória de Oliveira
Advisor: Picão, Renata Cristina
Co-advisor: Rocha, Gabriel Taddeucci
Abstract: A resistência bacteriana aos antimicrobianos é um grave problema de saúde pública, pois diminui as opções de tratamento para combater infecções. Os bacilos gram-negativos (BGN) compõem um grupo de espécies com potencial patogênico, responsáveis pela maioria das infecções relacionadas à assistência à saúde. A emergência de cepas MDR (MultiDrug Resistant), incluindo as resistentes aos carbapenêmicos, fez das polimixinas fármacos importantes em um cenário com poucas opções terapêuticas. Até 2015, apenas resistência adaptativa às polimixinas era observada em amostras clínicas. No entanto, em 2016, foi descrito o gene mcr-1, mediado por plasmídeo e capaz de conferir resistência a essa classe de antimicrobianos. Desde então, outras variantes foram descritas. Apesar do protagonismo de MDR em ambientes de saúde, o gene mcr já foi relatado em BGN isolados de animais, alimentos e meio ambiente. Sabe-se, portanto, que essas cepas estão presentes no ambiente, e o ser humano, em contato com o ambiente, pode servir como reservatório e veículo para a resistência alcançar os hospitais. Nosso trabalho buscou caracterizar a colonização comunitária por BGN com baixa susceptibilidade à colistina, sobretudo a participação de genes mcr neste cenário. Para isto, swabs retais de 100 indivíduos sem histórico de internação recente foram coletados. Os espécimes foram cultivados em TSA para controle de viabilidade celular e, em seguida, sob pressão seletiva pela colistina; e as colônias recuperadas foram identificadas por MALDI-TOF MS. As espécies que não apresentaram resistência intrínseca, foram analisadas quanto ao fenótipo de resistência à colistina pelo teste PoliNP e antibiograma. Para confirmação do genótipo, as amostras foram submetidas à PCR para detecção das variantes de mcr, seguido de sequenciamento do produto amplificado. Os resultados revelaram que a ocorrência de colonização comunitária por BGN com baixa susceptibilidade à colistina de natureza adquirida foi de 6,25% de acordo com o teste fenotípico, enquanto no teste de susceptibilidade apenas duas amostras apresentaram resistência à tetraciclina. Não foi encontrada nenhuma variante mcr nas amostras estudadas. Sendo assim, os genes plasmidiais mcr pesquisados não apresentam papel relevante na colonização e disseminação comunitária de BGN nos indivíduos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro estudados. No entanto, mais da metade das amostras apresentaram fenótipo positivo quanto à baixa susceptibilidade ao fármaco. Portanto, mais estudos são necessários para entender o mecanismo envolvido e qualificar o papel de BGN na disseminação de mecanismos de resistência à colistina entre os cidadãos da Região Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro.
Keywords: Bacilos gram-negativos
Colonização comunitária
Farmacorresistência bacteriana
Gram-negative bacilli
Community colonization
Drug resistance, Bacterial
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 24-Oct-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, V. de O. (2022). Caracterização microbiológica de estirpes com suscetibilidade reduzida à colistina relacionadas à colonização comunitária do trato gastrointestinal na Região Metropolitana do Rio de Janeiro [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VOCosta.pdf.pdf810.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.