Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20139
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uni-duni-tê: criança tem vez, voz e sabe escolher: reflexões sobre a participação das crianças na educação infantil
Author(s)/Inventor(s): Araújo, Jéssica Silva de
Advisor: Arenhart, Deise
Abstract: A Educação Infantil, atualmente reconhecida como primeira etapa da educação básica, é fruto de muitas lutas e debates. Entretanto, apesar de vasta documentação oficial e de promulgação de legislação específica, ainda é possível identificar práticas docentes que não privilegiam a participação das crianças e repercutem proposições que se baseiam numa visão da criança passiva, meramente receptiva. Dessa maneira, este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca da participação das crianças na educação infantil, dando visibilidade às possibilidades de um fazer pedagógico que privilegia e amplia as diferentes manifestações infantis. Neste sentido, realizei uma análise qualitativa dos documentos oficiais sobre a educação infantil e dos relatos de experiências vivenciados em um Espaço de Desenvolvimento Infantil, na perspectiva da pesquisa de campo, partindo de registros realizados durante a construção da minha própria prática docente. Na análise sobre os relatos de experiências, as propostas apresentadas às crianças são problematizadas sob a perspectiva da ampliação da qualidade da escuta às crianças. A pesquisa ainda revela a potência da participação das crianças durante a construção da rotina nas unidades escolares e como a prática docente instituída privilegia ou inviabiliza a criança como autora do seu processo de aprendizagem. Desta maneira, a pesquisa potencializa a construção da minha própria prática enquanto docente da educação infantil.
Keywords: Educação infantil
Crianças
Interação social em crianças
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 29-Mar-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAÚJO, Jéssica Silva de. Uni-duni-tê: criança tem vez, voz e sabe escolher: reflexões sobre a participação das crianças na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAraujo.pdf317.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.