Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2014
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As intervenções urbanas na cidade do Rio de Janeiro e o governo Carlos Lacerda no recém criado Estado da Guanabara (1960/1965)
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Eduardo Coelho Maxnuck
Orientador: Freitas Filho, Almir Pita
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a política de reforma urbana desenvolvida pelo Governo Carlos Lacerda no Estado da Guanabara. Esta estava atrelada a uma série de mudanças administrativas do recém criado Estado, assim como aos planos de Carlos Lacerda em se promover politicamente em nível nacional para concorrer às eleições presidenciais de 1965, que acabaram por não ocorrer por conta do golpe militar ocorrido em 1964. São investigados também os instrumentos que viabilizaram as verbas necessárias para colocar ao menos parcialmente o plano governamental em prática. Para melhor compreensão das intervenções urbanas e de seus motivos, analisa-se ainda a evolução urbana da Cidade do Rio de Janeiro, desde o início do século com a reforma Pereira Passos até o período em si estudado. Para também viabilizar o entendimento da conjuntura política da época, que influiria diretamente no sucesso do plano de desenvolvimento urbano, se destina um capítulo à descrição da conjuntura política regional e nacional nos anos anteriores à eleição de Lacerda.
Palavras-chave: Lacerda, Carlos, 1914-1977
Estado da Guanabara
Reforma urbana
Golpe militar
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2014
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECMSoares.pdf329,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.