Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20173
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Resistência a antimicrobianos em amostras de Escherichia coli isoladas de aves silvestres resgatadas no estado do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Souza, Juliana Carmo de
Advisor: Moreira, Beatriz Meurer
Co-advisor: Jesus, Alice Aurora Batalha de
Abstract: O tratamento antimicrobiano sofreu forte impacto com a emergência de β-lactamases de espectro estendido (ESBL) e carbapenemases, enzimas que ocorrem em amostras de Escherichia coli, entre outras enterobactérias, conferindo resistência. Também de impacto tem sido a rápida difusão de genes que tornam espécies bacterianas resistentes a cefalosporinas e cefamicinas (β-lactamases do tipo AmpC plasmidial, ou pAmpC) e com susceptilidade diminuída a fluorquinolonas (qnr, qepA e aac(6')-Ib-cr). Esta se torna uma questão de urgência no que diz respeito às infecções relacionadas com a assistência à saúde. Alguns animais silvestres, incluindo a aves silvestres, foram identificados como reservatórios de amostras de E. coli resistentes a antimicrobianos por sua facilidade em carrear microrganismos através de seu deslocamento. O objetivo do presente estudo foi rastrear a produção de ESBL, carbapenemases e a presença dos genes dos grupos qnr, qepA, aac(6')-Ib cr e pAmpC em amostras de E. coli isoladas de aves silvestres resgatadas por centros de recuperação do Estado do Rio de Janeiro. Amostras de E. coli obtidas do trato gastrointestinal das aves foram isoladas a partir da coleta de swab da cloaca. Foi realizada a semeadura nos meios de ágar MacConkey, ágar MacConkey contendo ceftriaxona (1,5 μg/mL) e caldo triptona de soja (9,95 mL) contendo disco de ertapenem (10 μg). As colônias isoladas foram identificadas por espectrometria de massas (MALDI-TOF) e armazenadas em suspensão com leite desnatado (0,1 g/mL) e glicerol (0,1 mL para cada ml de solução). A susceptibilidade das amostras foi determinada em testes de disco-difusão para os antimicrobianos, amicacina, ampicilina, cefoxitina, ceftriaxona, cefuroxima, ciprofloxacina, ertapenem, gentamicina, imipenem, nitrofurantoína e sulfametoxazol/trimetoprim. A produção de ESBL foi verificada em teste de dupla-difusão com discos de amoxicilina/ácido clavulânico, aztreonam, cefepime, cefotaxima e ceftazidima. A partir de 17 espécies de aves silvestres, foram armazenadas 353 amostras de E. coli, sendo 117 (33%) ultirresistentes. Destas, 41 eram produtoras de ESBL, todas do tipo CTX-M (CTX-M-1, CTX-M-2, CTX-M-8 e CTX-M-15), o que foi determinado através de reações de PCR e da técnica de sequenciamento. Os genes qnrB e aac(6')-Ib foram detectados em 31 e 13 amostras, respectivamente. Também através do sequenciamento, foi verificada a presença da variante aac(6')-Ib-cr em 9 amostras e a presença do gene blaCMY-2, da família CIT, pertencente ao pAmpC, em 6 amostras. Não foi detectada a presença de carbapenemases e do gene qepA. Estes resultados mostram a circulação e disseminação da contaminação ambiental por bactérias resistentes no Rio de Janeiro, afetando aves silvestres.
Keywords: Escherichia coli
Aves
Anti-infecciosos
beta-Lactamases
Birds
Anti-infective agents
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA, J. C. de. (2017). Resistência a antimicrobianos em amostras de Escherichia coli isoladas de aves silvestres resgatadas no estado do Rio de Janeiro [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCSouza.pdf607.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.