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http://hdl.handle.net/11422/20419
Type: | Tese |
Title: | Sistema HVDC multiterminal com conversores comutados pela linha e conversores multinível modulares |
Author(s)/Inventor(s): | Ferreira, Jose Rafael Batista Lebre |
Advisor: | Watanabe, Edson Hirokazu |
Abstract: | Sistemas de transmissão em corrente contínua em alta tensão (HVDC) híbridos são constituídos de conversores comutados pela linha (LCC) e de conversores fonte de tensão (VSC), que, para transmitir grandes blocos de potências são ao do tipo conversor multinível modular (MMC). Sistemas HVDC híbridos tem grande potencial de aplicação em países continentais como Brasil, China e Austrália, por exemplo. O uso de MMC em HVDC promove melhorias na qualidade de tensão e na estabilidade da rede elétrica CA, enquanto a principal vantagem do LCC e a capacidade de maior transferência de energia com custo relativamente menor. Sendo assim, ao invés de substituir por completo os LCC existentes por MMC, a tendência atual é aproveitar as qualidades de cada um em sistemas híbridos. Apresenta-se os modos de operação e controle do conversor MMC com submódulos e ponte completa - o FBMMC. As contribuições listadas a seguir foram testadas a partir de simulação de transiente eletromagnético. Propõe-se uma técnica para o balanço de tensões de capacitores específica para FBMMC, assim como e proposta uma estratégia de controle do nível de tensão dos capacitores, que se mostrou fundamental para a operação do MMC no modo Statcom. Discute-se a aplicação do FBMMC em sistema multiterminal híbrido com um LCC retificador e dois FBMMC, incluindo a proposta de um conjunto de técnicas para eliminação controlada da corrente de curto-circuito CC. E mostrado que a corrente de curto-circuito pode ser controlada em todos os casos mantendo-se também total controle de tensão CA. E mostrado que o controle da tensão CA é independente da tensão CC. Com o intuito de promover o black start de um LCC em uma rede inteiramente passiva, propõe-se uma configuração híbrida com um FBMMC em paralelo (com terminal CC em comum e ponto de conexão com o sistema CA em comum). A estratégia de partida é apresentada mostrou-se capaz de suportar as inserções e rejeições de carga. |
Abstract: | Hybrid High voltage dc transmission systems (HVDC) are compound by line com- mutated converters (LCC) and voltage source converters (VSC). In the transmission of bulk power flow, the VSC are modular multilevel converters. Hybrid HVDC systems have huge potential for application at continental countries such as Brazil, China and Australia, for example. The use of MMC in HVDC improves the ac power quality and overall system stability, while the main LCC advantage is the higher power transmission capability at a relatively lower cost. Accordingly, instead of substituting all LCCs for MMCs, the current tendency is to take advantage of each one of them on hybrid systems. The operating modes and controls for the MMC based on full bridge submodules – the FBMMC - are presented. It is tested, through simulation of electromagnet transients, the main contributions, which are listed on following. A voltage balancing algorithm for the FBMMC is proposed, as well as a strategy to control the capacitors voltages, which was found to be fundamental during the operation in Statcom mode. The use of FBMMC in hybrid multiterminal HVDC is discussed later. In case of a system with one LCC and two FBMMC, it is proposed a set of control techniques in order to enable the elimination of the dc short-circuit current without blocking the converters. It is shown that the dc short-circuit current can be controlled in all cases keeping full ac voltage control. In order to promote the black start of an LCC connected to an entirely passive network, a hybrid configuration with one FBMMC in parallel is proposed (both dc terminals and the point of coupling with the ac system are in common) with the inverter end of an HVDC-LCC. The presented start-up strategy showed stability during load insertion and rejection. |
Keywords: | FBMMC HVDC LCC |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::CONVERSAO E RETIFICACAO DA ENERGIA ELETRICA |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Apr-2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia Elétrica |
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