Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20519
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A aplicabilidade da economia circular nas diversas fases de um projeto de construção civil: um estudo sobre diretrizes projetuais para circularidade
Author(s)/Inventor(s): Leal, Lucas Machado
Advisor: Lima, Thiago Gomes de
Abstract: Ao longo dos anos, o setor de construção civil vem impactando de alguma forma a sociedade, trata-se de um setor com alto consumo de materiais e uma capacidade significativa para geração de resíduos. Nota-se em diversas localidades a adoção de um processo econômico linear, entretanto, há algumas décadas os princípios da economia circular, vem ganhando espaço nas organizações, com vista a minimização dos resíduos gerados e a gestão de um ciclo de vida da construção civil mais sustentável. Dado a este cenário, o presente trabalho tem como objetivo levantar diretrizes projetuais aplicáveis em diferentes estágios do ciclo de vida da construção civil visando a circularidade. Portanto, foram adotados a metodologia de análise bibliométrica e estudo de múltiplos casos de empresas do setor de construção civil engajadas na promoção da economia circular, visando identificar ações circulares. Os resultados da análise bibliométrica contribuíram para identificação de quarenta e seis ações circulares e análise de múltiplos permitiu identificar quarenta e oito intervenções circulares, sendo que a maior parte delas estavam relacionadas a fase de projetos. Finalmente as ações foram categorizadas em sete eixos temáticos, (1) ciclo de vida, (2) stakeholders, (3) materiais, (4) leis, normas e relatórios técnicos ou científicos, (5) tecnologia; (6) resíduos e (7) processos e métodos, sendo que no eixo de materiais foram alocadas o maior quantitativo de iniciativas, no qual poderão ser contempladas ao longo do projeto, com vista a circularidade da construção civil. Finalmente o trabalho propõe algumas recomendações projetuais aos gestores. As diferentes lições aprendidas revelaram a importância do desenvolvimento de tecnologias, do alinhamento de diferentes stakeholders e da necessidade de adaptar as soluções as condições locais.
Keywords: Construção civil
Economia circular
Sustentabilidade
Civil construction
Circular economy
Sustainability
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::PROCESSOS CONSTRUTIVOS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::CONTROLE DA POLUICAO
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Mar-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LEAL, Lucas Machado. A aplicabilidade da economia circular nas diversas fases de um projeto de construção civil: um estudo sobre diretrizes projetuais para circularidade. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMLeal.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.