Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20572
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Revisão sistemática de intervenções de educação financeira e suas avaliações |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Marden Nilton Rodrigues da |
Advisor: | Possas, Maria Silvia |
Abstract: | O objetivo deste estudo é compreender o efeito de intervenções de educação financeira sobre o nível de alfabetização financeira de jovens e adultos e quais são os métodos mais utilizados para avaliar o impacto dessas intervenções, gerando insights para avaliadores de iniciativas desse gênero. Em primeiro lugar, foi demonstrado que a literatura brasileira atual sobre avaliações de intervenção de educação financeira encontra-se escassa, uma vez que nenhum estudo incluído foi resultante da busca com descritores em português. Além disso, quase nenhum estudo avaliou intervenções realizadas online, o que nitidamente representa uma defasagem perante um mundo intensamente virtualizado, especialmente em decorrência da pandemia do coronavírus. Entre os estudos analisados, foram observados dois principais desenhos de pesquisa: randomized controlled trial e best convenience sample, que foram abordados como dois extremos entre o que é visto como o “padrão ouro” de estudos experimentais e o que é menos rigoroso, mas que condiz com a realidade orçamentária e de recursos que muitos avaliadores têm de lidar. Apesar de não haver dados suficientes para medir o efeito de determinadas características das intervenções (como formato e duração) sobre o nível de conhecimento, comportamento e atitude financeira dos participantes, um estudo realizado no Brasil foi destacado em decorrência de sua escala e alto rigor na estratégia de avaliação. |
Keywords: | Alfabetização financeira Educação financeira Avaliação Intervenção |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Production unit: | Instituto de Economia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 4-Aug-2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SILVA, Marden Nilton Rodrigues da. Revisão sistemática de intervenções de educação financeira e suas avaliações. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MNRSilva.pdf | 357.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.