Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20626
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Isolamento de bactérias produtoras de biossurfactantes/bioemulsificantes e degradadoras de petróleo de solos salinos
Author(s)/Inventor(s): Delmas, Isabela Vieira Montenegro
Advisor: Seldin, Lucy
Co-advisor: Procópio, Luciano
Abstract: O solo é um recurso natural essencial para a vida na Terra. Entretanto, a poluição resultante de ferramamentos de petróleo é frequente e atinge solos de diferentes ecossistemas, trazendo diversas consequências negativas para inúmeras formas de vida. Na tentativa de minimizar esse problema, ao longo dos anos, foram desenvolvidas diversas técnicas de remediação de áreas contaminadas por petróleo a fim de diminuir os impactos ambientais desse poluente. O tratamento da poluição pelo petróleo no solo pode ser feito a partir de métodos químicos, físicos ou biológicos. Nos últimos anos, técnicas de biorremediação empregando microrganismos ou seus produtos, tais como biossurfactantes e/ou bioemulsificantes, mostram-se promissoras, inclusive na remediação de ambientes extremos, como os solos salinos. O atual projeto teve como objetivo principal isolar e identificar estirpes bacterianas halofílicas ou halotolerantes produtoras de biossurfactantes e/ou bioemulsificantes e degradadoras de hidrocarbonetos de petróleo. Para tal finalidade, foram isoladas aproximadamente 500 colônias bacterianas de solo salino no município de Cabo Frio – Rio de Janeiro (RJ) em meio Tryptic Soy Broth (TSB) contendo 1,2% ágar e 5% de NaCl. Estas foram posteriormente crescidas em diferentes concentrações de NaCl (6, 8, 10, 12 e 15%) e 12 estirpes foram então selecionadas. Estas estirpes foram testadas quanto a sua capacidade de emulsificação utilizando-se n-hexadecano e diesel na presença de concentrações crescentes de NaCl. Dessas 12 estirpes, oito apresentaram índice de emulsificação acima de 50% em pelo menos um dos hidrocarbonetos testados. Posteriormente, verificou-se que cinco destas bactérias apresentaram a capacidade de crescer na presença de hexadecano como única fonte de carbono. Essas estirpes foram selecionadas e identificadas como pertencentes aos gêneros Halomonas, Planococcus e Oceanobacillus. Portanto, estas cinco estirpes apresentam potencial para serem aplicadas em processos de biorremediação, especialmente de solos salinos contaminados por petróleo.
Keywords: Bactérias halófilas
Bactérias halotolerantes
Solos salitrosos
Petróleo
Biotecnologia
Biodegradação ambiental
Halophilic bacteria
Halotolerant bacteria
Saltpetre soils
Petroleum
Biotechnology
Biodegradation, Environmental
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Dec-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DELMAS, I. V. M. (2022). Isolamento de bactérias produtoras de biossurfactantes/bioemulsificantes e degradadoras de petróleo de solos salinos [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVMDelmas.pdf695.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.