Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20629
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Potencial antifúngico do composto CTP, contendo cobre(II) coordenado a 1,10-fenantrolina e teofilina, sobre espécies de Candida não-albicans resistentes ao fluconazol
Author(s)/Inventor(s): Barbosa, Pedro Fernandes
Advisor: Santos, André Luis Souza dos
Co-advisor: Frota, Heloisa Freire
Abstract: Infecções ocasionadas por espécies de Candida não-albicans vem aumentando ao longo das últimas décadas, principalmente em pacientes imunocomprometidos. Tais espécies apresentam resistência considerável aos antifúngicos padrões utilizados na clínica médica, como fluconazol e anfotericina B. Mediante a isto, a síntese de compostos de coordenação contendo metais de transição, quando ligados a 1,10- fenantrolina e moléculas biologicamente relevantes como a teofilina, oferece uma oportunidade de obter compostos com propriedades físico-químicas e biológicas mais desejáveis. Tais compostos possuem mecanismo de ação diferenciado dos compostos azólicos e dos poliênicos, além de uma promissora atividade anti-Candida, sendo uma alternativa para o tratamento de cepas resistentes aos antifúngicos clássicos. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antifúngica do composto de coordenação CTP [Cu(theo)2(phen)(H2O).5H2O], contra isolados clínicos de seis diferentes espécies de Candida não-albicans resistentes ao fluconazol, levando-se em consideração parâmetros como o crescimento planctônico, aspectos da biologia celular e a produção de biofilme. Os resultados obtidos demonstraram que o composto foi capaz de inibir o crescimento celular das espécies em concentrações variando de 7,81 a 62,5 µg/mL. CTP também gerou impacto relevante em diferentes parâmetros da biologia celular das espécies do gênero Candida, tais como a integridade da membrana plasmática, a atividade metabólica mitocondrial e a produção de espécies reativas de oxigênio. Além disso, o CTP apresentou um caráter inibitório promissor em relação aos processos de formação de biofilme e desarticulação de biofilme maduro, sendo principalmente evidenciado no tratamento das espécies C. haemulonii e C. auris, duas espécies conhecidas como resistentes a múltiplas drogas. Por último, os ensaios de infecção com modelos in vivo de Galleria mellonella demonstraram uma boa tolerância ao composto, uma vez que mesmo nas concentrações mais elevadas (31,25 a 250 µg/mL) todas as larvas sobreviveram durante um período de 120 horas de infecção. Mediante a isto, o desenvolvimento do presente projeto permitiu averiguar o potencial antifúngico do composto CTP, visando o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento de infecções ocasionadas por espécies de Candida não-albicans resistentes aos tratamentos convencionais.
Keywords: Micoses
Candida
Biofilmes
Complexos de coordenação
Fenantrolinas
Teofilina
Mycoses
Biofilms
Coordination complexes
Phenanthrolines
Theophylline
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Dec-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARBOSA, P. F. (2022). Potencial antifúngico do composto CTP, contendo cobre(II) coordenado a 1,10-fenantrolina e teofilina, sobre espécies de Candida não-albicans resistentes ao fluconazol [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PFBarbosa.pdf794.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.